Tomar sauna pode proteger homens contra demência

Pesquisa finlandesa revela haver uma relação direta entre a frequência do uso de sauna e a redução do Alzheimer e outras formas de demência entre os homens.



Banho de sauna freqüente pode reduzir o risco de demência, de acordo com um estudo recente realizado na Universidade da Finlândia Oriental. Em um acompanhamento de 20 anos, os homens que tomaram sauna 4-7 vezes por semana tinham 66% menos chances de ​​serem diagnosticados com demência do que aqueles que tomavam sauna uma vez por semana. A associação entre banho de sauna e risco de demência ainda não havia sido relacionada até então.

Publicidade

Os efeitos do banho de sauna sobre o risco de doença de Alzheimer e outras formas de demência foram estudados na pesquisa Kuopio Ischaemic Heart Disease Risk Factor Study (KIHD), envolvendo mais de 2.000 homens de meia idade residentes na parte oriental da Finlândia. Com base em seus hábitos de banho de sauna, os participantes do estudo foram divididos em três grupos: aqueles que tomam sauna uma vez por semana, aqueles que tomam sauna 2-3 vezes por semana e aqueles que tomam sauna 4-7 vezes por semana.

Quanto mais freqüente as saunas, menor o risco de demência. Entre os que tomaram uma sauna 4-7 vezes por semana, o risco de qualquer forma de demência foi 66% menor e o risco de doença de Alzheimer 65% menor do que entre aqueles que tomavam sauna apenas uma vez por semana. Os resultados foram publicados recentemente na revista Age and Ageing.

Publicidade

Os resultados anteriores do estudo KIHD mostraram que banhos de sauna freqüentes também reduziam significativamente o risco de morte cardíaca súbita, o risco de morte devido à doença arterial coronariana e outros eventos cardíacos, bem como mortalidade global. De acordo com o professor Jari Laukkanen, líder do estudo, banhos de sauna podem proteger tanto o coração e a memória até certo ponto através de mecanismos semelhantes, ainda pouco conhecidos.

No entanto, sabe-se que a saúde cardiovascular afeta o cérebro também. A sensação de bem-estar e relaxamento experimentado durante o banho de sauna também pode desempenhar um papel.
Publicidade

Deixe uma resposta