Oito usos surpreendentes para o vinho

O vinho é aquela bebida indispensável no acompanhamento de um jantar. Mas alem de ser uma bebida apreciada por muitos, o vinho também tem outras aplicações. Nós vamos revelar 8 usos invulgares do vinho.

Publicidade

Para amaciar a pele

Quando aplicado superficialmente, o vinho deixa a pele mais macia. Coloque um pouco numa almofada de algodão e passe no seu rosto. Misture um pouco com seu creme facial ou use um pouco no banho. Os antioxidantes do vinho deixam a sua pele mais firme, elástica, macia e suave.

 Para pintar

Todos nós sabemos que as manchas de vinho tinto são difíceis de remover. Então, por que não aproveitar essa capacidade de coloração e usar o vinho para pintar quadros? O mais interessante é que o vinho muda de cor ao secar. Então, pode ver como a imagem muda á medida que pinta.

Publicidade

Se o seu cabelo é escuro, então pode dar-lhe uma tonalidade avermelhada com um pouco de vinho tinto. Se quiser que a cor dure mais tempo, misture o vinho tinto com um pouco de cacau em pó até obter uma boa pasta. Aplique no cabelo e deixe durante 15 minutos. Em seguida, lave o cabelo como de costume.

Para ajudar a cicatrização

Antigamente, as pessoas usavam o vinho para tratar hematomas. Elas mergulhavam um pedaço de pão no vinho e o pressionavam na área afetada. Hoje em dia, a ciência sabe que os flavonoides do vinho têm uma série de efeitos benéficos no corpo, como calmante para a pele inflamada. Pode-se dizer que o vinho aplicado externamente provavelmente tem algum efeito analgésico. Mas esta funcionalidade ainda não foi 100% comprovada.

Para lavar as frutas

Pode utilizar os restos de vinho tinto para lavar frutas. O resveratol ajuda a matar salmonela e bactéria E.coli que podem causar intoxicação alimentar.

  Para eliminar manchas de graxa

Use o vinho branco para remover manchas de gordura e óleo do chão da sua garagem, entrada ou adega. O álcool e ácido ajudam a remover as manchas mais difíceis.

 Para desinfetar a cozinha

Cientistas da Universidade Estadual do Oregon estão tentando desenvolver um desinfetante natural tendo como base o vinho. Além de matar a salmonela e a E. coli, o vinho branco também pode combater alguns estafilococos, pseudomonas e outras bactérias. Os investigadores também descobriram que o vinho branco pode ser usado para matar micróbios. O álcool que contem também ajuda a limpar sua cozinha. É melhor usar um vinho branco seco porque o seu baixo teor de açúcar não deixa resíduos nas superfícies. No entanto, nunca deve usar vinho em granito, pois o ácido ataca a superfície e a danifica.

Para marinar a carne

O vinho pode ser usado para marinar a carne. Basta colocar a carne numa sacola ou saladeira, despejar o vinho tinto e deixar marinar por algumas horas. A carne torna-se suculenta e macia no cozimento. Como o álcool evapora quando aquecido, as crianças também podem comer sem problema algum. Além disso, alguns investigadores suspeitam que o vinho também ajuda a reduzir os componentes cancerígenos da carne. Deve marinar a carne por pelo menos 6 horas para eliminar até 90% dos componentes perigosos

 

Publicidade

Deixe uma resposta