Como o Jovem Deve se Preparar Pra um Futuro Sem Aposentadoria?

Os jovens podem ser em essência os mesmos, porém o tempo muda, e com ele os gostos e desejos das novas gerações. Antigamente, um rumo visualmente simples, se comparado a hoje era traçado e as garantias e perigos do caminho podiam ser previstos, analisados, medidos e até prevenidos.
Resultado de imagem para jovem procurando empregoAtualmente, o mito da vida imposta está praticamente morto. Mas também estão morrendo os direitos e garantias que um jovem tinha de se sustentar quando já tiver somado grandes experiências. E não é culpa dele se o país e os governantes não souberam prever o que viria a seguir. Ingenuamente, até usamos esse argumento como desculpa, quando na verdade, essas decisões são resultado do excessivo privilégio de poucos, enquanto muitos foram abandonados a própria sorte, depois de uma vida inteira de trabalho duro e simplicidade que nem os permitiu reunir provas para sua aposentadoria.

Publicidade
Mas não se preocupe, jovem de hoje! Você não precisará esquentar sua cabeça com isso, pois com 49 anos de contribuição ao INSS para receber aposentadoria integral, muitos perderão a vida e os direitos antes de completá-lo. Foi o que deu ganhar maior expectativa de vida… Porque nesse país, boas notícias costumam vir com pegadinhas em anexo! kkk
Ah! Contudo, se você não aguentar o tempo que for preciso para o vitorioso dia de descanso do guerreiro, se aposente ao 65 com 25 anos de contribuição, e receba 76% do valor das contribuições. Vixi! Imagine o cara nesse dia pensando… “Bom era no tempo do meu pai!”
Trabalhar é fundamental para o sustento, porém com essas propostas, que só demostram o absurdo ao extremo da situação do país, o mercado de trabalho precisará fazer severas mudanças para acolher o novo perfil de trabalhadores que estarão expostos a ocorrências diversas.
Enfim, é o que tem pra hoje! Pode ser que um dia mude, que outras soluções menos gritantes sejam buscadas, que o mundo mude… Será? Mas enquanto isso não acontece, segue abaixo 3 dicas importantes de aposentadoria alternativa para o jovem de hoje não ser o cara arrependido de amanhã!
1 – Previdência Privada – Se você não for herdeiro e precisa de trabalho para se sustentar, uma alternativa útil será os sistemas de previdência privada, que com variedade de planos, pode proporcionar ao futuro aposentado uma renda a mais da pretendida com o trabalho formal. Porém, é importante estudar e saber dos direitos e deveres quanto a tempo de contribuição, valor, desistência, problemas com a instituição, etc. para não perder nada e garantir o valor aplicado. Afinal, o importante aqui é ter uma vida longa e prazerosa. Tire aqui as suas dúvidas sobre previdência privada!
2 – Guardar Por Conta Própria – A coisa tá difícil até para levar a renda ao fim do mês, porém com um esforço, que não será fácil, é possível guardar por conta própria numa conta corrente, de poupança ou algum outro método que permita poupar e seja estável para levar a soma adiante. Se souber como fazer, é aconselhável investir pequenas partes em ações, imóveis, sociedade em negócios, um trabalho paralelo com o lucro destinado para esse fim, etc. Mas cuidado é sempre necessário para fazer o dinheiro crescer sem risco de voltar a estaca zero. Veja as possibilidades de poupar por conta própria aqui!
Obs. Matéria de 2014! Não importam os números e sim o conceito!
3 – Aposentadoria Estatutária – E se você é um concurseiro, mas anda desanimado com as notícias de estados falidos que devem para seus funcionários, muitos dos sistemas de aposentadoria para concursados é estatutário. Isto é, não seguem as leis do INSS, geralmente de prefeituras e associações privadas que tem nicho público. Embora não seja 100% seguro, devido a crise e ser de todo modo governo, ainda resta nessa uma alternativa para fugir da nova proposta. Conheça algumas das vantagens de uma aposentadoria estatutária!
Publicidade

Deixe uma resposta